Programação das Sessões:
10 de Dezembro de 2012
03 de Dezembro de 2012
26 de Novembro de 2012
19 de Novembro de 2012
12 de Novembro de 2012
29 de Outubro de 2012
22 de Outubro de 2012
15 de Outubro de 2012


FALE-NOS DE SI, 10 Dezembro 2012, Dra. Maria da Glória Borges 

Apresentação do projeto i9EIBT – Apoio à Criação de Empresas Inovadoras de Base Tecnológica pela Dra. Maria da Glória Borges da BICMINHO.

Trata-se duma entidade sem fins lucrativos especializada na orientação, apoio e acompanhamento técnico à criação de empresas inovadoras e à modernização de PMEs. Certificada pela Comissão Europeia como Centro Europeu de Empresas e Inovação, a BICMINHO visa promover o empreendedorismo e a inovação, fomentando a criação de negócios com características inovadoras e reduzir a taxa de insucesso empresarial, seja na criação de novas empresas ou na modernização de PMEs existentes.


FALE-NOS DE SI, 3 de dezembro 2012, João Daniel Oliveira

Com a presença de João Daniel Oliveira, Especialista de Informática na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte

Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho em 1985, a partir de janeiro de 1986 desempenhou funções de coordenação dos Serviços de Informática da DRAEDM. Desde 2007 e até fevereiro de 2012, chefiou a Divisão de Sistemas de Informação e Comunicação da DRAPN. Além das funções de planeamento, controlo e avaliação dos departamentos que dirigiu, tem-se dedicado à gestão de sistemas de informação, essencialmente nas vertentes da gestão de projetos de SI/TI, análise de requisitos, análise e seleção de tecnologias e contratação pública.


FALE-NOS DE SI, 26 de Novembro 2012, Paulo Balau

Paulo Balau, CIO, Grupo Soares da Costa é licenciado em Engª de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e com um MBA Executivo pela Escola de Gestão do Porto, ingressou como CIO do Grupo Soares da Costa (atualmente 2º no ranking da construção em Portugal) em 2010. É responsável pela estratégia corporativa de sistemas, aplicações de negócio, infraestruturas e serviço ao cliente. Os últimos anos foram marcados por fortes iniciativas de consolidação com forte impacto na redução de custos combinadas por uma revitalização das infraestruturas de sistemas (p.e. migração e consolidação de DCs; virtualização).

Antes da Soares da Costa foi Diretor de Sistemas de Informação do Grupo Casais, onde acumulava com a função de Diretor da Qualidade, tendo liderado projetos como o da reorganização estratégica do grupo, implementação e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, a montagem de DataCenter de raiz e a seleção e implementação do ERP corporativo (SAP/R3).

No entretanto foi ainda Product Manager para a área da Construção na Primavera BSS onde desenhou o Road Map do produto vertical, o Framework para a gestão de Key Users, o programa de cocriação e ajudou a conceber o novo produto para a gestão da qualidade assim como um Framework para o delineamento dos Road Map dos produtos. Teve ainda a oportunidade de avaliar soluções de mercado para a gestão de manutenção e de activos com vista à sua aquisição e integração no portofolio da Primavera BSS.

Iniciou a sua carreira em 1992 no IDITE-Minho como Consultor e Gestor de Projetos onde liderou projetos em áreas como Planeamento Estratégico de Sistemas de Informação, Reflexão Estratégica, Sistemas de Informação Geográfica entre outros.


FALE-NOS DE SI, 19 de Novembro 2012, Joaquim de Matos

Joaquim de Matos, IS Director, Grupo Salvador Caetano é “Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho. Iniciou a sua carreira profissional como quadro da divisão de consultoria da Oracle Portugal, de 1995 a 1999, desempenhando funções de consultor e gestor de projetos para soluções à medida. Na Deloitte, de 1999 a 2004, desempenhou funções Manager responsável por diversos projetos, nomeadamente nas áreas de auditoria e planeamento estratégico de sistemas de informação, ERP’s e soluções de Business Intelligence. Em 2004 integra os quadros da atual ADP Dealer Services Portugal, onde desempenhou funções de responsável pelas áreas de consultoria e áreas de R&D. Em 2010 assumiu a liderança Ibérica da equipa de consultoria da ADP Dealer Services Ibérica. Em final de 2010 assume a liderança da Divisão de Sistemas de Informação do Grupo Salvador Caetano.”


FALE-NOS DE SI, 12 de Novembro 2012, João Ferreira

João Ferreira – Principal Engineer, Biometrics – Watchful Software, licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho, iniciou a carreira empresarial em 2010 ao abrigo de um programa de colaboração do Departamento de Sistemas de Informação com a Critical Software. Entusiasta da Segurança da Informação e da autenticação biométrica em particular, liderou um projeto de investigação para monitorização contínua da identidade dos utilizadores de sistemas informáticos pela análise dos seus padrões de digitação. O sucesso desta investigação levou ao desenvolvimento do produto TypeWATCH, um dos pilares da recém-formada Watchful Software. Nesta empresa é responsável técnico do produto TypeWATCH e gere a investigação nas biometrias comportamentais. É reconhecido pela IEEE como Certified Biometrics Professional (CBP) e autor de diversos artigos científicos na área.


FALE-NOS DE SI, 29 de Outubro 2012, Francisco Fonseca

Com a presença de Francisco Fonseca, licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho e tem 12 anos de experiência com plataformas de e-mail. Atualmente é o CEO da empresa AnubisNetworks, fundada em 2006 e que desenvolve soluções de segurança informática. De 1999 até 2006 trabalhou para a Vodafone na implementação e gestão de muitas plataformas de e-mail que foram usadas em ambientes corporativos e ISP.

Foi reconhecido pela Microsoft como Exchange MVP (Most Valuable Professional) em 2003, 2004 e 2005 e lecionou na Universidade Nova e na Universidade Moderna.


FALE-NOS DE SI, 22 de Outubro 2012, João Oliveira

Com a presença de João Oliveira, licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho, com MBA Executive pela EGP-UPBS, tem desempenhado várias funções ligadas ao desenvolvimento e implementação de soluções de gestão. Na F3M Information Systems SA, é responsável pelos serviço de implementação e suporte a software de gestão de outros produtores, tendo sido responsável pelo desenvolvimento das soluções F3M entre 2006 e 2011. Em anterior projeto, foi responsável pelo departamento de desenvolvimento da Eticadata Sofware, de 1998 a 2006.


FALE-NOS DE SI, 15 de Outubro 2012, António Coutinho
António Coutinho
Executive Director da Eurotux

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese
%d bloggers like this: