Programação das Sessões:
28 de Outubro de 2013
21 de Outubro de 2013
27 de Maio de 2013
20 de Maio de 2013
29 de Abril de 2013


FALE-NOS DE SI, 28 de Outubro 2013, Leandro Fernandes

Leandro Fernandes, licenciado em Informática de Gestão pela UM entre 2003 e 2008, nasceu em 1984 e caracteriza-se como sendo uma pessoa empreendedora, prática, irreverente e apaixonada pelo que faz. Criou a sua primeira empresa com apenas 22 anos, ainda no decurso do 3º ano da LIG, e é atualmente socio gerente de mais 4 empresas em áreas totalmente diversificadas, sendo que, uma delas envolve aquilo para o qual se formou e mais adora, Sistemas de Informação. Na sua fase inicial da carreira, iniciada com o estágio curricular da LIG, foi consultor SAP Logistics e participou em projectos de implementação em empresas como a Coca-Cola e Salvador Caetano, assumindo uma postura de dedicação total ao trabalho nos projectos atribuídos e conseguindo com isso, por exemplo, a nomeação de consultor SAP responsável pelo inventário físico da Coca-Cola apenas 9 meses depois de ter sido contratado, isto mesmo antes de terminar o estágio curricular. A forma como se envolve no que faz e o seu gosto por desafios, abriram-lhe caminho para novos projectos, tendo em 2009 iniciado a sua colaboração com a TOTVS S/A, onde assumiu o papel de Gestor de Produto da solução educacional, gerindo a sua localização para o mercado português bem como a gestão de projectos de implementação, incluindo em Angola e Colômbia. Com a experiencia adquirida e seguindo a forte tendência para economia global, iniciou um projecto de desenvolvimento de uma solução de gestão própria, assente em tecnologia Microsoft, orientada para serviços cloud, gestão global e comércio electrónico, numa perspectiva de internacionalização e implementação do produto à escala mundial. Orientado para a gestão prática dos negócios, apresenta uma formação multidisciplinar que lhe permite abordar temas variados que vão desde, por exemplo, o levantamento de requisitos em processos de negócio ou modelação de bases de dados relacionais a toda a gestão operacional, financeira e contabilística das suas empresas.


FALE-NOS DE SI, 21 de Outubro 2013, Alunos TSI@UM

O Fale-nos de SI conta com a participação de alunos do TSI@UM que passaram pela experiência do Estágio de Verão.


FALE-NOS DE SI, 27 de Maio 2013, Leandro Pereira‏

Leandro Pereira é CEO e fundador da Winning Management Consulting. Tem mais de 10 anos de experiência em funções de gestão executiva e alta direção em empresas de consultoria de gestão. Tendo-se licenciado em Informática de Gestão na Escola de Engenharia da universidade do Minho com a classificação final de curso de 18 valores, obteve a distinção do
Senado Universitário de Melhor Aluno da Universidade do Minho. Mais tarde, levou a cabo o seu projeto de Doutoramento na área de Gestão de Projeto na prestigiada Universidade Pontifícia de Salamanca, tendo desenvolvido um trabalho pioneiro na área de recuperação de projetos (“Project Rescue”). No âmbito do programa de doutoramento, recebeu por parte da Faculdade o diploma de investigação com nota máxima. No ISCTE, Leandro Pereira é Diretor do Mestrato Executivo de Gestão de Projetos e Professor Auxiliar Convidado para as áreas de Estratégia Empresarial, Projeto Empresarial e Gestão de Projeto, dirigindo ainda várias teses de doutoramento e mestrado na área. Detém ainda a certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® e a certificação Certified ROI Professional do ROI Institute. Ao longo da sua experiência profissional foi responsável pela conceção, desenho e implementação de soluções de gestão, quer ao nível da intervenção orgânica, quer ao nível técnico, desde a conceção e desenho de unidades organizacionais – PMO’s em dezenas de empresas no setor da Banca, Farmácia, Utilities, Serviços, Infraestruturas e Construção Civil. Como formador, detém o CAP, tendo uma vasta experiência nesta área, contando no seu curriculum com a conceção de várias dezenas de cursos avançados em Business Cases, Business Analysis, Project Management, Cost Management preparando muitas centenas de candidatos a PMP® e CBAP®
em Portugal. Leandro Pereira, é ainda Diretor Fundador PMI Portugal Chapter. Autor de vários artigos em revistas de gestão, lançou recentemente o livro intitulado “Gestão de Conhecimento em Projetos” pela FCA. Ao longo seu percurso profissional e académico recebeu várias distinções, entre elas, o melhor docente do Mestrado Executivo em Gestão de Projeto no ISCTE e 8 prémios de mérito escolar, dos quais se destacam, o Prémio Senado Universitário, por ter sido o melhor aluno da Universidade do Minho e o Prémio Governo Civil de Braga, por ter sido o aluno com mais elevada nota final de curso de toda a Universidade. Foi também premiado com o suplemento ao diploma de licenciatura concebido pela UNESCO. Antes de ingressar no ensino superior, recebeu em 1994 o Prémio de Distinção Nacional: “Juventude e Defesa Nacional”, atribuído pelo Ministério da Defesa.


FALE-NOS DE SI, 20 de Maio 2013, Eng. Jorge Batista‏

Jorge Batista, 49 anos, natural de Angola, casado e pai de 3 filhos. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho em 1987.

Convidado na qualidade de Presidente da Direção do CEDT – Centro de Excelência em Desmaterialização de Transações, associação da qual foi fundador juntamente com outros cinco empresários de empresas de TI. Esta associação teve origem no Pólo de Software do Minho, iniciativa suportada pela COTEC, que visa dinamizar o crescimento e internacionalização de empresas de TI do Minho;

Outros cargos exercidos atualmente:

  • Co-CEO da PRIMAVERA – Business Software Solutions, SA., (PRIMAVERA BSS). A PRIMAVERA BSS, da qual é cofundador, é líder no mercado nacional de software de gestão empresarial contando com mais de 40.000 clientes em 19 países e escritórios em Portugal (Braga e Lisboa), Angola (Luanda), Moçambique (Maputo) e Espanha (Madrid). Tendo sido por diversas vezes galardoada com prémios e referências à sua performance financeira, de gestão e técnica, a PRIMAVERA BSS é vista como um Case Study no mercado nacional das Tecnologias de Informação. Em Maio de 2006 a PRIMAVERA BSS ganhou o prémio PME Inovação da COTEC.
  • CEO da Technology – PRIMAVERA Software Factory, empresa do universo do grupo PRIMAVERA BSS cuja missão é a inovação e desenvolvimento do software e plataforma comercializadas pela PRIMAVERA BSS em todo o mundo.
  • Administrador da PRIMAVERA Software – SGPS, grupo empresarial com interesses na área das tecnologias de informação e comunicação com forte vocação de apoio ao empreendedorismo. A PRIMAVERA SGPS detém participações maioritárias nas empresas:
  • Paleta de Ideias (Comunicação e Criatividade) e Ubisign (Digital Signage).
  • Member of the Board do CCG – Centro de Computação Gráfica. O CCG posiciona-se como um ‘interface’ entre as fontes do saber (Universidade) e a economia (Empresas, Instituições) através da investigação e desenvolvimento aplicado nas áreas tecnológicas afins à computação gráfica, às tecnologias da informação, comunicação e eletrónica e das suas aplicações.
  • Membro do GAN (Grupo de Alto Nível-APDSI), onde, conjuntamente com reputados nomes nacionais da área das tecnologias de informação e comunicação, contribui para tomadas de posição sobre diferentes aspetos do desenvolvimento da sociedade informação em Portugal;
  • Membro do Conselho de Auditoria da ACEPI – Associação Portuguesa de Comércio Eletrónico;
  • Membro do Conselho Fiscal da ASSOFT – Associação Portuguesa de Software.

Outras referências curriculares:

  • Entre os anos de 2000 a 2005 foi Presidente do Conselho de Administração da Minhodigital.com – Investimentos na Área Tecnológica, SA. A Minhodigital.com, da qual foi cofundador, juntamente com outros acionistas, 20 empresas e instituições da área das Tecnologias de Informação do Minho, entre as quais a PRIMAVERA BSS, a Associação Industrial do Minho e o IditeMinho. Foi criada para promover e desenvolver as competências high-tech do Minho.
  • Entre os anos de 1989 e 1993 foi sucessivamente Diretor Executivo da Desin, SA e seu Diretor Geral. Durante parte deste período exerceu funções de direção na Infologia SA.
  • Entre os anos de 1987 e 1989 foi diretor do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Infologia SA- Software Profissional.

Outras referências:

  • Entre os anos de 1992 e 1993 foi membro da Direção da ASSOFT (Associação Portuguesa de Software).
  • Exerceu funções de docente na Universidade do Minho em 1986/1987;
  • É regularmente convidado para orador em seminários junto de meios universitários e empresarias.

FALE-NOS DE SI, 29 de Abril 2013, Prof. Doutor Luís Paulo Reis

Fale-nos de SI com a participação do Prof. Doutor Luís Paulo Reis, Diretor de Curso do MiEGSI.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

EnglishPortuguese
%d bloggers like this: