CATSIPT – Competição de cAsos em Tecnologias e Sistemas de Informação em PorTugal [11/2012]

A competição Nacional de casos em Tecnologias e Sistemas de Informação (TSI) será este ano pela primeira vez um evento singular. O evento realizar-se-á a 13 de Novembro de 2012, na Escola de Engenharia, Universidade do Minho, em Guimarães.

A CATSIPT destina-se a estudantes de cursos na área dos Sistemas de Informação, e visa premiar os estudantes mais criativos e inovadores, na análise de cenários de negócio que as organizações enfrentam no mundo real. Além disso, este evento potencia uma interação entre estudantes de diferentes instituições, professores universitários, e profissionais da indústria que partilham o interesse pelas tecnologias e pelos sistemas de informação.

Principais Objetivos

• Espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional em TSI, que reúne estudantes, académicos e profissionais em TSI.
  • Promover o desenvolvimento das capacidades criativas, inovadoras e colaborativas dos estudantes, através da resolução de problemas complexos.

Os casos focam-se na análise de contextos empresariais, em qualquer sector de actividade, onde a aplicação de tecnologias da informação (TI) inovadoras possibilitam a resolução de problemas através da interligação dos mundos das TI’s e dos negócios.

Funcionamento

A competição decorrerá durante 1 dia inteiro, onde cada equipa deve produzir uma apresentação (conjunto de slides) com a análise do caso proposto, assim como sugestões de resolução dos problemas detetados. No final, haverá uma apresentação da solução perante um júri composto por docentes, investigadores e personalidades ligadas a empresas.
A apresentação da solução acontecerá no final do dia, perante um júri composto por docentes, investigadores e personalidades ligadas a empresas.

Constituição das equipas

• Equipas de 3 estudantes em TSI, onde pelo menos 1 elemento tem de frequentar um curso de mestrado.
  • Cada equipa é acompanhada por um conselheiro. O conselheiro tem de ser um docente ou investigador doutorado na área de TSI;

Inscrição

A inscrição é efetuada por ordem de chegada do pedido sendo que, o limite máximo é de 5 equipas e, salvo casos excecionais, apenas é aceite uma equipa por instituição.

Taxa de Inscrição

• 30€ por equipa
  • Se tiver dificuldades em efetuar em inscrição clique aqui

Prémios

• Serão relevados brevemente
  • Todos os participantes receberão um certificado de participação na competição

1) Materiais

• A equipa deve trazer um portátil, sendo permitido um portátil por cada elemento.
  • Não é permitido o acesso à internet.
  • Serão distribuídas 3 cópias do caso a cada equipa.

2) Análise do caso

• A competição decorrerá durante um dia inteiro, das 9h00 às 17h00, dentro do DSI, com mobilidade controlada.
  • Cada equipa estará restrita à utilização de uma sala do DSI para analisar o caso.
  • Não é permitido utilizar dispositivos móveis, nem qualquer outro meio para comunicar com o exterior da sala.
  • O conselheiro terá um total de 45 min, distribuíveis ao longo do dia, para conversar com a equipa. Esta distribuição compete à equipa sendo que deverá ser comunicada ao elemento da organização responsável pela sua equipa.
  • As ausências da sala só são permitidas por um elemento de cada vez, não podendo conversar sobre o caso com as pessoas no exterior da sala.
  • A alimentação será providenciada pela organização da competição.
  • A apresentação do caso é entregue à organização no final do dia, antes de a equipa abandonar a sala.

3) Apresentação

• As apresentações devem ser realizadas com os slides numerados.
  • As apresentações serão realizadas a partir de um computador disponibilizado pela organização, sendo os ficheiros entregues no final do período para resolução do caso.
  • Não é permitido acrescentar mais elementos à apresentação já entregue.
  • A apresentação da solução terá uma duração máxima de 15 min, seguida da discussão da solução com o júri, num período máximo de 15 min.

Edições dos anos transatos:

Ano – Edição Local Caso Vencedores
2010 – I IPVC – Viana do Castelo Making Rfid work: The World’s largest university library Rfid implementation Universidade do Minho;
Inst. Politécnico de Setúbal
2011 – II ISEG – Lisboa CA Technologiees: Bringing the Cloud to Earth Universidade do Minho