TSI.2.Market [05/2012]

O tsi.2.market 2012 teve como tema “(Inter)national: make your own way”.
Durante o evento abordou-se temáticas como emigração do profissional em TSI, oportunidades de empreendedorismo bem como outras iniciativas que guiem a carreira do profissional em TSI. O evento realizou-se no Campus de Azurém de Guimarães, Escola de Engenharia, nos dias 9, 10 e 11 de Maio de 2012, das 9 horas às 20 horas, sendo que estiveram envolvidos estudantes que integram 1º,2º e 3º ciclos de estudo do DSI, nomeadamente Licenciatura de Tecnologias e Sistemas de Informação (LTSI), Mestrado em Serviços de Informação (MServInf), Mestrado em Sistemas de Informação (MSI), Mestrado em Engenharia, Gestão de Sistemas de Informação (MEGSI) e Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação (PDTSI).

Prós & Contras TSI – A emigração e o futuro dos jovens licenciados

Debate que visou discutir vantagens e desvantagens de um profissional em TSI optar pela carreira internacional na área das TSI. Priviligiou-se um espaço de reflexão acerca da temática do tsi.2.market, fomentando o debate entre figuras ilustres do panorama nacional para defenderem os seus pontos de vista. Este debate procurou dar resposta a várias questões pertinentes como por exemplo:

• As empresas estão preparadas para dar resposta a estes desafios?
  • O que deve fazer um estudante dos TSI nesta altura?
  • Deverá o país apostar na fuga do conhecimento?
  • Emigração é a solução?
  • Qual o futuro dos Sistemas de Informação neste contexto?

Convidados

• Eng.º Jorge Brás – Diretor e cofundador da Pathena
  • Eng.º Rui Melo – Diretor da Critical Software em África e antigo presidente da ANETIE
  • Eng.º Ricardo Araújo – Gestor da unidade de entregas da Outsystem
  • Dr. Miguel Fonseca – CEO da EDIGMA e vice-diretor da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
  • Dr. César Ferreira – Delegado Regional do Norte do IEFP – Instituto de Emprego e formação profissional

Apresentação / Moderação

• Filipe Portela

Mostra o que Vales!

Este concurso teve como objetivo proporcionar aos participantes a experiência de, em 3 minutos, se apresentarem perante um júri constituído por empresas e docentes do DSI. A estrutura da apresentação foi definida por cada participante, focando-se nos seus gostos, soft skills, viagens efetuadas, bem como qualquer outro atributo que o distinga dos demais

Vencedor

• João Abel da Silva Oliveira

CATSIUM – Competição de Casos em Sistemas de Informação na Universidade do Minho

No âmbito do evento tsi.2.market 2012, organizou-se a Competição de Casos em Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade do Minho – CATSIUM para estudantes que integram 1º e 2º ciclos de estudo do DSI.

A CATSIUM visou premiar os estudantes mais criativos e inovadores, na análise de cenários de negócio que as organizações enfrentam no mundo real em TSI. O concurso realizou-se a 11 de Maio das 9:00 às 16:00 horas e tinha por base uma questão chave: Se tu fosses a Apple, que solução criativa irias propor para 2020? .
As propostas / ideias foram apresentadas e avaliadas por um júri composto empresas e docentes do DSI.

Equipa Vencedora:

• Carlos Moreira – LTSI;