Informação AAUM: O RAUM no que diz respeito à realização de exames de melhoria de nota

“No seguimento das preocupações manifestadas na Assembleia de Delegados e na Assembleia de Núcleos da semana passada relativamente às alterações relativas à realização de exames de melhoria de nota no âmbito da publicação do Regulamento Académico da Universidade do Minho, a direção da Associação Académica reuniu esta sexta-feira com o Vice Reitor para a Educação, Prof. Rui Vieira de Castro, no sentido de encontrar uma solução para este problema.

Recorde-se que, no passado, era possível realizar exames de melhoria de nota até dois anos após a conclusão do ciclo de estudos, independentemente do ano em que a Unidade Curricular tivesse sido concluída. Agora, de acordo com o Regulamento Académico, passa a ser possível fazer exame de melhoria de nota no ano de conclusão da Unidade Curricular, mas só é possível realizar esse mesmo exame até dois anos após a conclusão da Unidade Curricular.

Tendo em conta que o Regulamento Académico apenas entrou em vigor em agosto deste ano, entende-se que muitos estudantes, não sabendo destas alterações, viram as suas expectativas goradas relativamente ao planeamento que fizeram da realização dos seus exames de melhoria de nota, pois fizeram essa análise tendo em conta a regulamentação anteriormente em vigor.

Essa posição foi expressa na reunião de ontem ao Vice Reitor para a Educação, tendo sido solicitado um “regime de transição” para este ano letivo que permita aos estudantes realizarem exames de melhoria de nota a Unidades Curriculares que tenham concluído há mais de dois anos – desde que não tenham terminado o ciclo de estudos há mais de dois anos.

A Reitoria concorda que deve haver um “regime de transição” para este ano letivo, mas entende que não deve incorporar esse mesmo regime numa revisão do Regulamento nem através da publicação de qualquer despacho.

Sendo assim, aquilo que ficou acordado é que, durante este ano letivo, os estudantes que se encontrem na situação descrita anteriormente, deverão dirigir um requerimento à Reitoria nesse sentido, sendo que há o compromisso de que o Vice Reitor responsável por dar resposta aos mesmos os despachará favoravelmente.

A direção da Associação Académica reitera a sua disponibilidade para qualquer esclarecimento adicional e para qualquer ajuda no âmbito destes e de outros processos. Solicitamos ainda a divulgação desta informação junto dos vossos colegas através dos vossos meios informais.

Saudações Académicas”

thumbnail_4a998864807ab87a26999769be0f7230ea5d0c25