O “Fale-nos de SI” mudou…

O Fale-nos de SI já não é o que era: mudou! Descobre as suas novas caracteristicas: O “Fale-nos de SI” e o “Fale-nos + de SI”

“Fale-nos de SI”
“Fale-nos de SI” é uma iniciativa particularmente dirigida para os alunos do 1.º ano do MIEGSI, embora seja aberta a todos os alunos do curso.
Envolve a realização de 2 sessões no primeiro semestre e 3 sessões no segundo semestre do ano letivo de 2014/2015 que contarão com a presença de oradores do DSI.
O objetivo destas sessões é apresentar e explicar aos alunos aspetos relevantes que os ajudarão a perceber melhor o domínio em que se estão a licenciar e o seu curso, nomeadamente, e desde logo, o conceito de Sistemas de Informação, a forma como está estruturado o plano de estudos do curso, a diferença entre este curso e outros cursos “vizinhos” ministrados na UM e noutras universidades, aquilo que é a atividade de um profissional da área das TSI, bem como a caracterização do mercado de empresas de referência em TSI.

Estas sessões serão integradas nas aulas teóricas das UCs de FPC, SC, BD, SO e PP, decorrendo por isso no horário da aula teórica das respetivas UCs, pelo que o docente responsável pela UC (que normalmente iria proceder à lecionação da aula da UC nesse dia/horário) estará presente para acompanhar a sessão.
Reforça-se que em qualquer uma destas sessões deverão estar presentes os alunos do 1.º, sendo no entanto estas abertas aos restantes alunos do MIEGSI.

“Fale-nos + de SI”
Iniciativa particularmente dirigida para os alunos do 3.º e 4.º ano do MIEGSI, embora seja aberta a todos os alunos do curso.
Envolve a realização de 7 sessões no primeiro semestre do ano letivo de 2014/2015 que contarão com a presença de profissionais de empresas/organizações.
O objetivo é que os profissionais das empresas convidados falem um pouco do seu percurso profissional e também da sua empresa, nomeadamente do seu funcionamento, soluções, áreas de atuação, etc.).

Estas sessões serão integradas nas aulas teóricas das UCs de DSI, TSG e SD do 3.º ano e das UCs de SINO, GCAIO, ITI e ETPO do 4.º ano, decorrendo por isso no horário da aula teórica das respetivas UCs, pelo que o docente responsável pela UC (que normalmente iria proceder à leccionação da aula da UC nesse dia/horário) estará presente para acompanhar a sessão.
Reforça-se que em qualquer uma destas sessões deverão estar presentes alunos do 3.º e 4.º ano, sendo no entanto estas abertas aos restantes alunos do MIEGSI.

Em resumo:

• Todas as sessões decorrem em tempo de aula (das UC’s divulgadas) sendo que não há nenhum horário específico para as sessões, isto é: no lugar do docente lecionar matéria existe uma sessão de Fale-nos (+) de SI – uma aula diferente;
  • A participação é livre sendo que a mesma não se reflete na avaliação de nenhuma UC;

Cartaz_Divulgação_V2