TSI.2.Market ’15: Resumo 1º dia

O dia começou com a Sessão de Abertura do TSI.2.Market’15, onde estiveram presentes os seguintes convidados:

• Prof. João Monteiro (Presidente da Escola de Engenharia);
  • Prof.ª Rosa Vasconcelos (Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia);
  • Prof. Henrique Santos (Diretor do Departamento de Sistemas de Informação);
  • Prof.ª Delfina Sá Soares (Diretora de Curso de MiEGSI);
  • Prof. Jorge Sá (Diretor do Curso MiEGSI-PL);
  • Prof. João Varajão (Diretor do MSI);
  • Prof.ª Isabel Ramos (Diretor do PDTSI);
  • Prof. Ricardo Machado (Diretor do Centro Algoritmi);
  • Prof. Rui Dinis (Conselheiro da AIS.SC Uminho).
  • Todos os convidados manifestaram o seu apoio ao TSI.2.Market ’15, considerando-o como um evento de extrema importância por proporcionar um contacto de proximidade entre as empresas e os alunos e também por ser um espaço rico para a aprendizagem fora das salas de aula.

No concurso “Mostra o que vales!”, os participantes mostraram, ao painel de jurados, as suas competências e capacidades, assim como também falaram um pouco das suas vivências e das suas experiências de vida. O juri, composto pelo Prof.ª Íris Barbosa, pela Coordenadora de Empreendedorismo da Tecminho Clara Silva, pelo Prof. Jorge Sá e pelo Prof. João Varajão, de uma forma simples e informal, avaliou os concorrentes e deu-lhes um feedback sobre os aspetos positivos e negativos da apresentação de cada um. Os resultados serão anunciados na Sessão de Encerramento.

Durante a parte da manhã, todos os alunos puderam também assistir às Sessões Empresa da SAP e da Primavera. Nesta sessão, cada uma das empresas apresentou um pouco da sua cultura organizacional e da sua forma de funcionamento e esclareceu os alunos sobre os seus processos de recrutamento.

A última palestra do dia foi a Sessão Temática dada pelo Dr. Manuel Gonçalves, representante dos Recursos Humanos da Deloitte, que nos falou sobre as Soft Skills essenciais para abordar o mercado de trabalho, sobre a importância de traçar objetivos e de alcançá-los e sobre a paixão com que nos devemos entregar às coisas. No fim da sessão, muitos foram os alunos que esclareceram dúvidas sobre a Deloitte e sobre o seu processo de recrutamento com o Dr. Manuel Gonçalves.

Durante a parte da tarde, realizou-se o Challenge@IS. Este desafio, organizado pela primeira vez no TSI.2.Market ’15, teve como objetivo resolver um caso de estudo relacionado com a empresa ficcionada “A Loja da Terra”. Esta empresa, que havia começado com uma simples mercearia em 1946, dispunha, nos dias de hoje, de três lojas e pretendia remodelar totalmente o seu plano de negócio e as suas infraestruturas tecnológicas, e foi este o desafio que propusemos aos sete grupos que participaram neste concurso.

Os sete grupos dispuseram de cerca de três horas para resolver o exercício proposto e de 10 minutos para apresentar as suas soluções ao júri composto pelo Prof. João Varajão e pelo Prof. Rui Dinis. Tivemos sete soluções diferentes, contudo houve uma que se destacou das restante. A equipa vencedora apenas anunciada na Sesssão de Encerramento do TSI.2.Market ’15.

Durante o dia, as empresas Eticadata, SAP, Bold International e Primavera estiveram disponíveis para esclarecer as dúvidas de todos no espaço de Networking.