TSI.2.Market ’15: Resumo 2º dia

O segundo dia do TSI.2.Market ’15 foi um dia muito preenchido. A manhã começou com a Sessão Empresa, onde participaram a Accenture e a myPartner. Cada uma destas empresas fez uma breve apresentação, onde esclareceram a todos os alunos um pouco da sua história, da sua estratégia de negócio, das suas áreas de atuação e dos valores pelos quais se regem. No final da sessão, todos os interessados puderam fazer uma série de testes psicotécnicos de forma a iniciarem o processo de recrutamento da Accenture.

Ainda durante a manhã, decorreu o workshop “Como abordar o mercado de trabalho?” dinamizado Lígia Pereira, técnica do Gabinete de Inserção Profissional. Todos os participantes receberam um conjunto de informações muito importantes relacionadas com a criação do Curriculum Vitae e de uma carta de apresentação. A Lígia Pereira concedeu também um atendimento personalizado de forma a aconselhar individualmente os participantes.

A Sessão Temática sobre investigação contou com o Prof.Ricardo Machado, com o Prof. Paulo Cortez e com o Prof.Adriano Moreira. Esta sessão tinha como objetivo mostrar as diversas vertentes de investigação do Centro Algoritmi.

Na parte da tarde, ocorreu mais uma Sessão Empresa que contou com a participação da Eticadata e da Everis. Depois das suas apresentações, os alunos questionaram as empresas sobre os seus processos de recrutamento e sobre a possibilidade de fazerem estágios de Verão. A Everis realizou, tal como a Accenture havia feito na parte da manhã, uma série de testes psicotécnicos essenciais para todos aqueles que estavam interessados em prosseguir no processo de recrutamento da empresa.

A conferência com o tema “Os Sistemas de Informação para a Administração Pública” realizou-se no Auditório Nobre e contou com a presença do Prof. Luís Amaral (Docente Associdado do DSI), da Prof.ª Delfina Sá Soares (Docente Auxiliar do DSI) e da Prof.ª Elsa Estevez (Senior Academic Program Officer at UNU-EGOV). O Prof. Luís Vidigal (Consultor independente de e-Government e IT Governance) marcou presença via Skype. A conferência contou com a moderação do Prof. José Carlos Nascimento (Docente Auxiliar do DSI). Num tom informal, cada um dos intervenientes apresentou a sua perspetiva sobre os problemas dos sistemas de informação da Administração Pública e esclareceu o que deverá ser feito para que esses problemas sejam resolvidos. O desinteresse por parte dos diversos governos e a inexistência de um planeamento a longo prazo, entre outros, foram alguns dos problemas apontados pelo painel. No fim houve espaço para a colocação de questões por parte da plateia.

O dia encerrou com a Sessão Temática sobre empreendedorismo, que conotou com a presença da Displr e da MezzoLab.

O espaço de Networking contou com a presença da Creative Systems.