TSI.2.Market ’15: Resumo 3º dia

O último dia do TSI.2.Market ’15 começou com a já habitual Sessão Empresa, onde a F3M e a Bold International foram as protagonistas. Tanto a F3M como a Bold International apresentaram um pouco da sua história e das suas áreas de atuação. Além disto, foram esclarecidos os respetivos processos de recrutamento e o que é trabalhar em cada um delas.

O workshop “Empreendedorismo – Alternativas para o triunfar no mundo do trabalho” foi dinamizado pela Joana Barbosa, técnica do Liftoff. Este workshop proporcionou aos participantes uma nova visão do empreendedorismo como ferramenta para criar novas ideias e enfrentar os desafios e os riscos inerentes às mesmas.

A Sessão Temática da manhã teve como tema o doutoramento. Nesta sessão os convidados Teófilo Branco e Pedro Coutinho falaram um pouco do processo de doutoramento e das suas razões e ambições para terem ingressado no 3º ciclo de ensino. Foi uma sessão bastante esclarecedora, tendo havido colocação de perguntas por parte dos alunos que assistiram à sessão.

Na parte da tarde, decorreram duas Sessões Temáticas, a primeira sobre BPM, que foi dinamizada por Carlos Guerreiro,da Idryl Consulting, e a segunda com a temática “Desmistificar as TSI”, com a participação do Prof. Filipe Portela e do Rui Teixeira, que acabou o curso muito recentemente.
Na primeira das sessões, foi esclarecido o conceito de BPM e foi também apresentada a solução da Idryl Consulting para esta área das Tecnologias da Informação.

Na segunda sessão, o Prof. Filipe Portela falou um pouco sobre o que é ser um profissional dos Sistemas de Informação, enaltecendo o seu papel nas organizações e as suas diferenças em relação aos engenheiros informáticos. Ao longo de uma sessão num tom informal, o professor falou ainda do seu percurso enquanto aluno, professor e investigador. O Rui Teixeira, que acabou muito recentemente o curso, falou um pouco do seu percurso enquanto trabalhador estudante, mais especificamente do seu trabalho de investigação na Câmara Municipal de Guimarães que resultou na sua tese de mestrado.

Em simultâneo com as Sessões Temáticas, decorreu a Sessão Informal. Nesta sessão, os participantes conversaram com os ex-alunos num registo muito informal, que foi proporcionado também pelo local onde decorreu a sessão, o Bar da Escola de Engenharia. Podemos afirmar que a sessão foi muito bem sucedida. Os convidados fizeram um ótimo trabalho ao dinamizar a conversa com os alunos de uma forma muito carismática, dando a conhecer as suas experiências da vida pessoal e profissional. Foi muito interessante observar como os convidados, apesar de formados no mesmo curso, tiveram percursos profissionais e formas de abordar o mercado tão distintas. De seguida, os contactos dos ex-alunos: João Pedro Silva, António Dória, Carlos Dias, Filipe Martins.

Com o fim do dia, veio a Sessão de Encerramento do TSI.2.Market ’15. Nesta sessão, a AIS.SC UMinho agradeceu a todos aqueles que participaram nas atividades organizadas durante estes três dias e entregou os certificados de participação aos concorrentes do Challenge@IS e do Mostra o que vales!. O grupo constituído pelo Brian Carneiro, pelo João Azevedo e pelo Rui Ribeiro venceu o Challenge@IS e ganhou o direito de participar num dos dias da Conferência “CENTERIS – Conference on Enterprise Information Systems”, a decorrer entre 7 e 9 de Outubro, em VilaMoura, no Algarve. O juri do “Mostra o que vales!” decidiu não eleger nenhum dos participantes como vencedor, considerando que o maior prémio foi o feedback que lhes foi dado sobre os aspetos positivos e os aspetos a melhorar do seu percurso, competências e capacidades.

A AIS.SC UMinho agradece mais uma vez a todos os que colaboraram e participaram nas diversas atividades do evento. É de frisar que o TSI.2.Market é um evento feito por alunos para alunos e por isso todos fazemos parte dele!

Até para o ano.