O DSI (Departamento de Sistemas de Informação), da Escola de Engenharia, da Universidade do Minho, e a DigitalSign, realizarão uma sessão de apresentação do LabSecIoT (Lab Secure IoT powered by DigitalSign), no dia 11 de dezembro, pelas 15h, nas instalações do DSI, no Campus de Azurém, em Guimarães.

A sessão de apresentação do LabSecIoT, contará com um programa de oradores que apresentarão o projeto e seus objetivos. Durante esta sessão serão apresentados alguns projetos, que se encontram atualmente em desenvolvimento.

Programa:

14:45 – Receção dos convidados
15:00 – Sessão de Abertura
15:10 – Importância estratégica dos Laboratórios “Powered by” (CEO DigitalSign – Fernando Moreira)
15:20 – Segurança em Smart Cities e IoT (Professor Doutor Henrique Santos)
15:30 – Visão estratégica do LabSecIoT (Equipa LabSecIoT – Ricardo Santos, João Barros, Luís Ferreira, Diogo Saraiva, Jorge Bastos )
15:45 – Encerramento
15:50 – Sessões Rotativas:
• Visita ao LabSecIoT (Equipa LabSecIoT)
• Geração de ideias / Provas de Conceito IoT/SmartCities (Vitor Pereira – Diretor Zoom Smart Cities )
16:20 Porto d’Honra

O LabSecIoT é uma iniciativa conjunta da empresa DigitalSign e do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Universidade do Minho (UM), ao abrigo de um Acordo de Cooperação estabelecido em 2016, tendo por mote e_Trust Services (Serviços Eletrónicos de Confiança). O LabSecIot visa a criação de um espaço de desenvolvimento e investigação sobre o tema genérico da Segurança na Internet of Things (IoT), com o foco inicial no ambiente das Smart Cities.

A estratégia deste laboratório assenta na criação de uma infraestrutura de I&D, essencialmente concebida por e para alunos de mestrado e/ou doutoramento, que estimule a inovação e a experiência de diferentes soluções no âmbito da IoT e integrando, sempre que adequado, as plataformas de assinatura e certificação digital da DigitalSign.

Da atividade desenvolvida espera-se contribuir para a exploração de novas ideias de negócio nesta vasta área do saber, mas sempre alicerçadas nos requisitos de Segurança da Informação e Privacidade impostos pela Sociedade da Informação atual.

Para confirmação de presença, ou solicitar informações antecipadamente, queira por favor contatar,
através do email sec@dsi.uminho.pt.