A Nossa História

A AIS.SC UMINHO (Association for Information Systems Student Chapter UMinho), nasceu como Student Chapter da AIS (Association for Information Systems) a 24 de fevereiro de 2010, fruto de um desafio lançado aos estudantes do PDTSI, sendo mais tarde condecorada, a 5 de novembro de 2011.
A 28 de novembro de 2014, a AIS.SC UMINHO, constitui-se também como Núcleo de Estudantes de Sistemas de Informação.

A AIS.SC UMinho realiza anualmente várias atividades junto dos alunos da Universidade do Minho e, em particular, do Universo TSI@UMinho. O evento de maior destaque e relevância é, sem dúvida, o TSI.2.MARKET. Este evento anual, organizado por estudantes para estudantes, procura aproximar os estudantes do mercado de trabalho, promovendo ações de formação, workshops, desafios, sessões temáticas e uma área de networking privilegiado com as melhores empresas ligadas às Tecnologias de Informação.

O TSI.2.MARKET, evento de maior relevo da AIS.SC UMINHO, teve a sua génese suportada por eventos anteriores e que eram desenvolvidos em diferentes moldes e com diferentes nomes.

O primeiro evento a surgir com objetivos semelhantes ao TSI.2.MARKET, foi realizado até abril de 2005 e intitulava-se por “Jornadas da LIG”. No ano seguinte, em abril de 2006, este evento alterou o seu nome passando a chamar-se “Os dias da LIG”. É de destacar que a organização destes eventos, sempre foi da responsabilidade dos estudantes, em articulação com o Departamento de Sistemas de Informação.

Nos anos de 2007 e 2008, realizou-se o evento já noutros moldes e com o título de “JOBSHOP da LIG/LTSI”.

Finalmente, em junho de 2009, surgiu o TSI.2.MARKET. De referir que o envolvimento dos estudantes na organização das JOBSHOP e das primeiras edições do TSI.2.MARKET era relativamente reduzido, o que se deveu essencialmente à transição da LIG (Licenciatura em Informática de Gestão – 5 anos) para o LTSI (Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação – 3 anos). Os estudantes organizadores eram, na grande maioria, do 4º ano e com esta alteração, por alguns anos, deixou de existir o 4º ano.

A partir da edição do TSI.2.MARKET de 2011, a organização do evento voltou a ser feita por parte dos estudantes, mais especificamente sob a responsabilidade da AIS.SC UMINHO, entretanto formada. Em 2012, surgiu o MiEGSI (5 anos) e a organização do evento e o perfil dos estudantes organizadores chegou àquela que é hoje em dia visível, sob inteira responsabilidade da AIS.SC UMINHO sempre enquadrada e articulada com o Departamento de Sistemas de Informação.

Mais informação sobre a história do MiEGSI aqui.

Mais fotos podem ser consultadas aqui.

 

EnglishPortuguese