ERASMUS+

O Programa ERASMUS+ é um programa de ação comunitária no domínio da aprendizagem ao longo da vida que oferece aos estudantes a possibilidade de efetuarem um período de estudos numa outra Universidade, com reconhecimento académico, ou estágio numa empresa Europeia, sem reconhecimento académico.

Começa a tua Jornada

Sabemos que ir de Erasmus e escolher o teu destino n√£o √© uma decis√£o f√°cil, por isso juntamos alguma informa√ß√£o para que te possamos ajudar nessa decis√£o…

Clica no mapa para descobrires os Países e as Universidades Parceiras onde podes fazer ERASMUS+ 2022/2023

Tooltip text

Feedback dos nossos colegas

Recomendo 100% a ir de erasmus. Passaram 3 meses, ainda tenho 2 pela frente mas para já foram os melhores meses da minha vida. As amizades, as viagens, as saídas, os team-buildings que criamos em algumas cadeiras da universidades é tudo o que vale a pena. Ainda não terminei o período de erasmus, mas recomeçaria tudo de novo mil e uma vezes.

Ana Rodrigues
Pol√≥nia 5¬ļ ano

A experiência afetou positivamente, tanto na altura quando voltei com outra mentalidade para trabalhar como agora no currículo ajudou-me bastante a encontrar um estágio.

Gonçalo Dias
It√°lia 3¬ļ ano

Questions & Answers

+
Quem se pode candidatar?

Podem candidatar-se todos os alunos que estejam formalmente inscritos num curso regular de 1¬ļ, 2¬ļ ou 3¬ļ ciclos, da UMinho. Os alunos de 1¬ļ ciclo t√™m de obrigatoriamente ter conclu√≠do o primeiro ano de estudos universit√°rios.
√Č importante salientar que h√° √°reas que imp√Ķem crit√©rios adicionais para a participa√ß√£o em Erasmus.

+
‚ÄčDeverei ter alguma prepara√ß√£o lingu√≠stica antes da partida?

Algumas Universidades de acolhimento disponibilizam, no início do ano letivo ou do semestre, cursos da respetiva língua, a preparação linguística anterior à partida é essencial para maximizar o sucesso do período Erasmus+.
Assim, todos os alunos são encorajados a investir na sua preparação linguística prévia, e iniciá-la o mais cedo possível, tendo em conta que várias Universidades exigem Certificado de Língua.

+
Quanto tempo dura o interc√Ęmbio?‚Äč

Em termos gerais, o per√≠odo de estudos numa outra Universidade Europeia pode ter uma dura√ß√£o m√≠nima de tr√™s meses e m√°xima de doze meses. Existem, por√©m, algumas √°reas de estudo e universidades parceiras onde o interc√Ęmbio tem per√≠odos fixos.

+
Quais os critérios de atribuição das Bolsas de Mobilidade Erasmus+?

Os Servi√ßos de Rela√ß√Ķes Internacionais (SRI) recebem de cada Coordenador Acad√©mico da Universidade do Minho uma lista com todos os alunos selecionados por ordem de prioridade. As bolsas atribu√≠das √† Universidade do Minho s√£o distribu√≠das pelos alunos selecionados, seguindo a ordem desta lista e atendendo ao pa√≠s de destino e ao n√ļmero de meses do interc√Ęmbio.

+
Onde me posso candidatar?

Antes de se candidatar dever√° informar-se sobre as Universidades para onde gostaria de ir. Para isso, poder√° consultar os respetivos sites que constam na lista de Universidades Parceiras, onde est√£o normalmente dispon√≠veis guias e pacotes informativos especialmente preparados para estudantes estrangeiros. Al√©m disso, deve interagir com o seu Coordenador Acad√©mico na UMinho de forma a obter informa√ß√£o/orienta√ß√£o relativamente √†s condi√ß√Ķes de viabilidade acad√©mica para efetuar um per√≠odo de mobilidade na universidade da sua escolha. As candidaturas s√£o feitas online em:
https://alunos.uminho.pt/PT/private/secretariaeletronica/Paginas/Candidaturas-OUT.aspx

+
Quais s√£o os prazos de candidatura?

A fase de pr√©-candidatura decorre, habitualmente, nos meses de dezembro e janeiro. Os prazos espec√≠ficos de candidatura ser√£o divulgados pelos SRI atrav√©s de m√ļltiplos suportes em cada ano letivo. Poder√° candidatar-se fora do per√≠odo estabelecido, mas ser√° sempre dada prioridade aos alunos que se candidatem durante aquele per√≠odo.

Estas s√£o apenas algumas perguntas e respostas que achamos mais revelantes, por isso se tiveres outras d√ļvidas podes obter informa√ß√£o sobre os Estudos Erasmus aqui e sobre os Est√°gios Erasmus aqui.

Processo de candidatura

P√īr onde te podes guiar de forma a realizar a candidatura?

  1. L√™ o Gui√£o e Orienta√ß√Ķes
  2. Consulta a informação acerca dos Programas de Mobilidade
  3. Preenche o formul√°rio de candidatura: Candidaturas a Mobilidade